Vídeo sobre o KC-390 está neste link: https://drive.google.com/file/d/11eP2-ih8qb3_LJuJCJbzu-FgyOFZBruZ/view?usp=sharing
O Lockheed C-130 Hercules parece ter vida longa na categoria de avião de carga de médio porte, longe de gigantes como o Boeing C-17 ou o Airbus A400M Atlas. Apesar disso, ele está envelhecendo e caminhando para sua substituição.
O Lockheed C-130 Hercules parece ter vida longa na categoria de avião de carga de médio porte, longe de gigantes como o Boeing C-17 ou o Airbus A400M Atlas. Apesar disso, ele está envelhecendo e caminhando para sua substituição.
Recém-lançado, o cargueiro bijato KC-390 da Embraer é muito mais moderno e o principal concorrente do Hercules - ainda que este esteja novamente se reinventado, com o modelo C-130J Super Hercules.
Maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira, o Embraer KC-390 estabelece um novo padrão para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho e capacidade de carga, além de contar com avançados sistemas de missão e de voo. O KC-390 possui basicamente o mesmo tamanho do C-130, porém, voa mais rápido e mais alto. Capaz de transportar 23 toneladas de carga e atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h (465 nós), o novo avião trará expressivos ganhos de mobilidade para seus operadores, reduzindo consideravelmente os tempos de missão.
Extremamente flexível, o KC-390 poderá cumprir missões de transporte logístico militar, realizar lançamento de cargas e paraquedistas, executar reabastecimento em voo de jatos e helicópteros, conduzir operações de busca e resgate e evacuação aeromédica, bem como prestar apoio a missões humanitárias. Tudo isso numa única versão.
Projeto Brasileiro
O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer Defesa e Segurança para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático e de reabastecimento em voo. O programa representa um grande avanço em termos tecnológicos e de inovação para a indústria aeronáutica brasileira ao conceber uma aeronave desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria de mercado, com menor custo operacional e flexibilidade de realizar diversas missões: transporte de cargas e tropas, lançamento de cargas, reabastecimento em voo, busca e resgate, combate a incêndios florestais, cabine de carga configurável para missões de evacuação médica (Medevac); e avanços técnicos que incluíssem a tecnologia fly-by-wire, que diminui a carga de trabalho dos pilotos, favorecendo o cumprimento da missão e aumentando a segurança e a capacidade de operar em pistas curtas e semipreparadas. Um ano mais tarde, a FAB manifestou a intenção de adquirir 28 aviões de série e o projeto se consolidou.
Fonte: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/conheca-o-kc-390-o-novo-rival-do-hercules_2760.html
Fonte: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/conheca-o-kc-390-o-novo-rival-do-hercules_2760.html
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